Porque a manutenção da Consistência de Marca é a chave para o Sucesso

Manter uma marca consistente é um pouco como um exercício. Pode ser difícil entrar em forma no início, mas quando você estiver pronto e funcionando, é mais fácil manter o controle sobre as coisas e manter o progresso que você fez.

Há algo reconfortante sobre a familiaridade e a compreensão (observe como esses dois termos são um sentimento, em vez de algo que vemos). As pessoas formam conexões com base na familiaridade e, seja um produto ou serviço, estamos todos felizes em investir em marcas nas quais podemos confiar. Dê uma olhada em alguns de nossos projetos de marca em nosso portfólio

Construindo Confiança 

Uma marca consistente é confiável e familiar. Tente pensar em sua marca como se fosse um amigo que vê todos os dias. Entrar em contato regular com alguém que se comporta de maneira consistente garante que sua identidade (a culminação de suas crenças, traços e aparência visual) seja razoavelmente fácil de estabelecer. Alguém que altera constantemente seu comportamento é muito difícil de adivinhar – como podemos estabelecer confiança e depender das pessoas quando elas são completamente imprevisíveis?

A analogia acima é bastante eficaz para destacar como uma marca, por meio da consistência, pode se tornar muito mais do que a soma de suas partes. Requer uniformidade e uma incorporação dos valores centrais, desde os elementos mais amplos até as sutilezas. Uma marca consistente é instantaneamente identificável por meio de pequenas pistas visuais. Mesmo os menores detalhes (como o uso de uma determinada cor ou contorno de forma) podem desencadear uma resposta emocional nas pessoas.

Enviando a Mensagem Certa

Se você acha que um branding consistente é apenas sobre o aproveitamento de recursos visuais para evocar emoções, está perdendo um aspecto igualmente importante – o tom de voz. É vital garantir que a mensagem que sua marca envia seja consistente em todos os materiais. Há um argumento a favor de alguma margem de manobra no que diz respeito ao tom de voz nas mídias sociais (algumas marcas optam por empregar mais jogos de palavras coloquiais), no entanto, é necessário ter em mente que sua escolha de palavras reflete de volta em sua marca de alguma forma ou outro.

Já mencionamos a importância das diretrizes da marca no passado, mas simplesmente não podíamos deixar as coisas passarem sem mencioná-las novamente aqui. Um conjunto de diretrizes é A FERRAMENTA mais importante em termos de garantir a consistência da marca. Consistência não precisa significar enfadonho ou restritivo – em vez de ver as diretrizes da marca como um conjunto rigoroso e inflexível de regras e regulamentos, elas devem ser vistas como um guia abrangente que permite salpicos de flexibilidade.

Mantendo as Coisas em Vigor

Então, você estabeleceu uma marca matadora que é perfeitamente resumida em um conjunto útil de diretrizes de marca – mas como podemos garantir que tudo seja aplicado com sucesso?

A regra número um é a comunicação. Garantir que os funcionários estejam totalmente cientes de cada aspecto da sua marca é fundamental – basta uma pessoa (embora com a melhor das intenções) para comprometer a consistência da sua marca. As diretrizes da marca podem ser disponibilizadas prontamente como documentos físicos ou por meio de portais online de fácil acesso. As diretrizes também devem ser filtradas por fontes externas – se você contratar uma empresa para um trabalho de branding, por exemplo, certifique-se de que eles entendam totalmente como implementar consistentemente cada um dos aspectos de sua marca.

Mantendo a Perspectiva

Por fim, é importante que você dê um passo para trás e analise seu progresso. Encontrar tempo para pegar cinco e avaliar o quanto sua marca já percorreu realmente colocará as coisas em perspectiva. Estabelecer consistência é um processo de longo prazo – a cada novo elemento, sua marca cresce. Mantenha a consistência com sucesso e a confiança em sua marca também aumentará.

Conclusão

Levando os pontos acima em consideração, vale a pena retornar à analogia do exercício mais uma vez: da mesma forma que exercícios disciplinados e consistentes levam ao aumento da capacidade física, é difícil contestar que manter a consistência é a chave para estabelecer uma marca mais forte e duradoura . Coloque no trabalho e os resultados virão, como eles dizem. Agora, se pudéssemos ficar longe dessa fatia de bolo …

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