Estamos sempre destacando a importância de identificar seu público-alvo – é o primeiro passo no caminho para construir uma marca de sucesso. A escolha do público-alvo afetará tudo sobre a sua marca, desde o tom de voz até a tipografia e as opções de cores. Definir o termo “público-alvo” é bastante fácil – é simplesmente o grupo de pessoas que os produtos ou serviços de sua marca têm mais probabilidade de atrair. No entanto, colocar as coisas em prática e aplicar a compreensão do termo à sua própria marca pode ser bastante complicado. Confira nossos serviços de branding. Qual é o ponto? Identificar um público-alvo ajudará você a identificar os métodos de comunicação mais eficazes da sua marca. Como resultado, você pode se envolver e construir relacionamentos com seu público-alvo da maneira mais relevante. Optar por um público-alvo de “todos” é uma maneira bastante segura de sua marca acabar na sucata. Por outro lado, estabelecer um entendimento o mais profundo possível de um mercado específico o ajudará a entender por que as pessoas fazem as escolhas que fazem. O efeito indireto de tudo isso é que pode ajudá-lo a identificar seu ponto de venda exclusivo (o que lhe dá uma vantagem sobre seus concorrentes). Quanto melhor for o seu USP, mais você se conectará com o público-alvo pretendido e diferenciará sua marca de seus concorrentes. Enxaguar, repetir e dominar o mundo … mais ou menos.
Como definir seu público-alvo Determinar o seu público-alvo não é apenas um caso de identificação de informações demográficas e geográficas, como idade, sexo e localização – você também precisa entender os interesses, valores e aspirações das pessoas (conhecido como psicografia). Da mesma forma, também é importante identificar o que seus clientes em potencial não gostam – isso ajuda você a entender quais armadilhas em potencial evitar. Um bom lugar para começar é criar uma lista de critérios contendo uma combinação de informações demográficas e geográficas – você pode usar as informações coletadas para gerar um perfil de público psicográfico. Os fatores demográficos e geográficos incluem (mas não estão limitados a): Faixa etária Gênero Localização (e nacionalidade) Língua Renda Indústria Status de relacionamento Família Preferências de mídia social
Compreendendo a psicografia Tendo estabelecido uma lista de critérios demográficos e geográficos, é hora de olhar para as características comportamentais. Pergunte a si mesmo: como é a personalidade do seu público? Quais são suas necessidades, expectativas e aspirações? Que problemas eles encontram no dia a dia? Quanto eles têm que gastar e quais são seus hábitos de compra? Tente ver o mundo do ponto de vista deles e deduza como sua marca pode facilitar a vida deles. Para realmente atingir seu público-alvo, é importante tentar construir uma comunidade acolhedora e envolvente da qual as pessoas se sintam parte. Obter um perfil psicográfico completo de seu público o ajudará a criar essa atmosfera de comunidade. Interaja com o público – comunique-se e aprenda com eles diretamente, nas redes sociais ou por meio de ferramentas de análise, que fornecem informações sobre o tipo de pessoa que está se envolvendo com sua marca. Um exemplo existente Se você está lutando para entender as coisas, não custa nada dar uma olhada nos exemplos existentes de mercados-alvo.
Neste caso, vamos dar uma olhada na gigante sueca de móveis IKEA. O gigante da empresa se lança em: Mais de 20 anos, homens e mulheres Espalhe internacionalmente em todo o mundo, em locais urbanos Estudantes e profissionais Famílias trabalhadoras e de classe média
A empresa usa essas informações para identificar as necessidades das pessoas para as quais está oferecendo. Como resultado, a IKEA pode caracterizar ainda mais seu público com base em:
Personalidade: Descontraído, consciente do dinheiro, sensível
Necessidades e expectativas: Soluções econômicas, qualidade de longo prazo, montagem fácil e sem estresse, alto apelo visual
Munida de uma riqueza de informações sobre o mercado-alvo, a IKEA pode então:
Certifique-se de que as mensagens de marketing e o tom de voz sejam usados de uma forma que ressoe com os clientes em um nível profundo
Implante campanhas nos canais certos para alcançar o público-alvo da marca com mais rapidez e eficiência
Identifique como a marca pode se posicionar para se diferenciar dos concorrentes por meio de seu USP Aumente a lealdade por meio do envolvimento com clientes de longo prazo
Desenvolva melhores produtos e serviços, compreendendo exatamente o que os clientes estão procurando
Os exemplos nos apresentam uma ótima maneira de obter mais do perfil de público, e é exatamente por isso que você também deve dar uma olhada no que os concorrentes de sua marca estão fazendo. Você pode não apenas identificar um mercado totalmente novo do qual não tinha conhecimento, mas também identificar algo que pode oferecer aos clientes que outras marcas simplesmente não têm. Conclusão Identificar seu público-alvo não é um caso de adivinhação – é um processo bem informado que o ajudará a criar o impacto da marca e se conectar com os clientes. A identidade da sua marca não é para você – é para o seu público-alvo. Tenha isso em mente e você estará no caminho certo para acertar o alvo.