A importância do Marketing de Conteúdo

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O marketing de conteúdo é uma abordagem estrategicamente planejada que visa construir relacionamentos com o público, fornecendo-lhes conteúdo informativo e divertido de alta qualidade. O objetivo final é, como a maioria dos elementos da marca, atrair o novo e repetir o costume. Ao fornecer ao público conteúdo relevante e útil (relevante sendo a palavra-chave aqui, mas vamos chegar a isso), as marcas podem estabelecer uma conexão significativa com seu mercado-alvo e, ao mesmo tempo, melhorar a vida das pessoas ao mesmo tempo.

Principais benefícios
Seja divulgado através do próprio site da sua marca ou fontes externas, como mídias sociais, a lista de opções de marketing de conteúdo é aparentemente interminável. Aqui estão apenas alguns exemplos:
– Postagens em blogs e artigos no site;
– Postagens nas redes sociais;
– Vídeos;
– Fotos;
– Boletins informativos;
– Infográficos;
– Comunicados de imprensa;
– Podcasts;
– Perguntas e Respostas;
– Quizzes e pesquisas;

Haverá, sem dúvida, aqueles que acreditam que o marketing de conteúdo é uma perda de tempo e esforço. Embora não haja argumentos de que criar e liberar conteúdo de forma consistente requer ambos, a importância do marketing de conteúdo como um player-chave na marca moderna não pode ser exagerada o suficiente.

O marketing de conteúdo pinta sua marca de forma positiva. Produzir conteúdo informativo e impactante demonstra que sua marca mostra preocupação com as pessoas. Ser percebido como um recurso útil de expertise aumentará a confiança e a confiabilidade e, por sua vez, estabelecerá uma conexão com o público. As conexões da marca acabam por impulsionar as compras.

Há também o bônus adicional de conteúdo sendo compartilhado nas mídias sociais, gerando ainda mais atenção gratuita para sua marca. O resultado final é o seguinte: apresentar ao seu público uma experiência agradável impulsionará a ação, seja compartilhando seu conteúdo, engajando-se com sua marca em um nível emocional ou fazendo uma compra.

É importante ter em mente que o marketing de conteúdo é definitivamente uma abordagem de longo prazo, baseada em estratégia e planejamento cuidadoso. E se o termo “estratégia de marketing de conteúdo” é suficiente para causar medo em seu coração, vamos ver se nosso resumo do básico pode aliviar sua mente …

Relevância

Conforme mencionado acima, é a regra de ouro. Não se trata simplesmente de enviar spam para sua base de público com conteúdo sem sentido – cada peça deve trazer um valor verdadeiro para a vida das pessoas. Talvez você possa lançar uma série de artigos de “Como …” para resolver problemas ou vídeos informativos que são explicados por meio de uma demonstração da experiência de sua marca. Seja qual for o caminho que você escolher, crie uma jornada de aprendizado para o público, mantenha-o entretido e lembre-se: nem sempre se trata de vender diretamente os produtos ou serviços de sua marca.

Público

Para obter um conhecimento abrangente de qual conteúdo é relevante, é realmente um caso de entender o seu mercado-alvo. Depois de identificar com sucesso o seu público, você pode escolher quais métodos de marketing de conteúdo são os mais apropriados. A demografia de seu mercado-alvo ditará três coisas-chave: o conteúdo, o formato e os canais pelos quais o marketing de conteúdo é lançado.
Vale a pena pesquisar tópicos que estão intimamente ligados às necessidades e crenças do seu público. Uma sessão de brainstorming apresentará uma série de assuntos que seu marketing de conteúdo pode cobrir. É importante ter em mente que ir demais para um conteúdo interminável relacionado ao setor pode começar a desgastar seu público – afinal, o marketing de conteúdo deve ter como objetivo criar uma experiência agradável para as pessoas, não dominadora. Colocar no post ocasional despreocupado (talvez tópico ou interessante) será uma surpresa bem-vinda, que impedirá que as coisas fiquem excessivamente sérias.

No geral, o conteúdo que você produz deve refletir a história e os valores de sua marca – isso permitirá que o público entenda os benefícios que sua marca traz para as pessoas.

Análise

O uso de ferramentas analíticas permitirá que você entenda qual conteúdo atrai as pessoas. A análise oferece a oportunidade perfeita para aprender e ajustar seu conteúdo de acordo com o que seu mercado-alvo gosta. Não custa nada verificar os concorrentes da sua marca – veja o que eles estão postando (e com que frequência) e você poderá encontrar maneiras de melhorar o que eles têm a oferecer. Se sua marca está fazendo as coisas melhor do que seus rivais, ela não passará despercebida por clientes em potencial.

Consistência

Você não pode simplesmente sentar e relaxar depois de lançar uma parte do conteúdo – é sua responsabilidade garantir que seu marketing de conteúdo seja consistente e oportuno. Se você produz regularmente conteúdo relevante de alta qualidade, as pessoas ficarão ansiosas para recebê-lo regularmente (talvez até em uma data e hora específicas). Assegurar-se de que você está organizado – com a ajuda de um calendário editorial – o colocará em uma boa posição. Você poderá traçar claramente a estratégia de marketing de conteúdo de sua marca, bem como preparar lançamentos para datas específicas (pense em feriados nacionais ou publicações sazonais, por exemplo). Além disso, adquirir um acúmulo de conteúdo para lançamentos futuros garantirá que você não precisa se preocupar em se apressar para amarrar algo em um curto espaço de tempo.

Além de manter seu público informado e entretido, o marketing de conteúdo consistente aumentará as chances de o site da sua marca ter uma classificação mais alta nas pesquisas. O Google usa padrões de publicação para detectar automaticamente quais sites publicam conteúdo regularmente – a recompensa pela sua marca vem na forma de aumentar as classificações, um benefício inestimável do marketing de conteúdo e uma forma gratuita de aumentar o alcance do seu público.

Conclusão

Embora o marketing de conteúdo não seja um assunto pequeno, a configuração do terreno é bastante simples: o lançamento consistente de conteúdo de alta qualidade pintará o quadro de uma marca completa que se preocupa com seu público. O marketing de conteúdo pode muito bem ser o primeiro ponto de contato entre sua marca e seu público – invista tempo para acertar as coisas, e isso pode resultar no início de uma bela amizade.

 

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